Qual é a posição correta dos pés da máquina de remo?

Quando você senta em um aparelho de Remo Seco, sua primeira pergunta pode ser: “Como faço para colocar meu pé nesta coisa!?”. A posição do pé da máquina de remo é uma das etapas mais importantes quando você começa.

O Remo Indoor é um treino de corpo inteiro com muitos benefícios para a saúde, mas para obter esses benefícios, você precisa estar na posição correta.

Você sabia que a posição dos pés é tão importante quanto a forma como você posiciona seu corpo? 

Isso mesmo, um dos fundamentos da posição básica do remo é a posição correta dos pés. Vejamos por que é tão importante e como a posição correta do pé pode beneficiá-lo.

Por que a colocação dos pés é tão importante ao remar?

Mas por que a colocação do meu pé é importante? Vou te dar pelo menos três razões:

Conforto

O local onde você posiciona os pés tem um grande impacto em quão confortável você se sente durante o treino. Se você está sentindo desconforto ou até mesmo dor, não vai querer continuar remando.

Quanto mais confortável você se sentir, maior será a probabilidade de aproveitar o treino e realmente ser capaz de se esforçar.

O posicionamento correto dos pés permite uma remada mais confortável e a capacidade de remar por mais tempo.

Potência e direção ideais

Três pontos principais conectam você à máquina: o finca-pé, o carrinho e o punho do remo. O fina-pé é um dos mais importantes porque é onde empurramos para dar força à nossa remada.

Para uma remada correta, você deve empurrar o pé no finca-pé. Você deseja empurrar com o meio do pé para obter a força ideal, em vez de com os dedos dos pés.

Posição do pé Concept2

Empurrar o meio do pé permite que você acesse a força de todo o corpo e de todos os seus grupos musculares, especialmente os das pernas.

O posicionamento correto do pé fornece o ângulo correto do quadril e otimiza sua conexão com a máquina. Queremos ter o máximo de potência possível para tirar o máximo proveito de cada remada.

Segurança

O posicionamento correto dos pés ajuda a garantir que você esteja seguro durante o treino. Um posicionamento incorreto pode causar tensão muscular ou lesão, que é a última coisa que você deseja.

A segurança vem em primeiro lugar quando você está fazendo qualquer treino.

A posição correta dos pés

Quer você tenha uma máquina de remo ou esteja usando uma na academia, é importante que, ao sentar-se para remar, ajuste o finca-pé da mesma maneira sempre.

O finca-pé tem uma parte fixa onde os pés ficam apoiados e uma parte móvel, onde você coloca pra cima ou pra baixo de acordo com o tamanho do seu pé. A primeira coisa que você deve fazer é ajustar a pare móvel. Esses ajustes levarão apenas alguns segundos e são a etapa mais importante. Vamos dar uma olhada em como você pode ajustar a posição dos pés.

Concept2 Foot Stretchers Flexfoot

Altura do da parte móvel

Ajustar a altura do finca-pé ajusta o ângulo de seu quadril conforme você se move para frente para fazer a pegada. Ele também garante que suas pernas estejam na posição certa e que você obtenha o máximo de sua remada. 

Se seu pé estiver muito alto, seus joelhos podem estar muito altos, o que pode atrapalhar sua remada. Se eles estiverem muito baixos, você provavelmente não obterá tanta força e potência em sua empurrada. 

Seus pés devem estar a uma altura confortável que permita que sua canela fique na vertical. Seu joelho deve estar acima do tornozelo quando você estiver na posição de “pegada”. Quando você está remando, seus braços não devem entrar em contato com os joelhos (se estiverem, você precisa abaixar a parte móvel).

Posição vertical da canela no remo

Vamos dar uma olhada em alguns fatores que podem afetar o posicionamento da altura do calcanhar:

  • Se você tiver canelas mais longas, a parte móvel para os pés geralmente precisará ser mais baixa.
  • Com canelas mais curtas, sua parte móvel precisará ser mais alta.
  • Remando sem sapatos, você pode precisar aumentar a altura da plataforma para garantir que está na posição certa.
  • Se você está apenas começando a se exercitar e é menos flexível, manter os pés mais baixos pode ser mais benéfico. 
  • Se você tiver algum peso extra em torno da área do estômago (ou se estiver grávida), manter os pés mais baixos pode permitir que você obtenha a posição correta. 

Eu sei que isso pode parecer um pouco intimidante, mas é muito mais simples do que parece. Você pode usar fotos ou vídeos para ver quando está na posição certa. Não tenha medo de pedir ajuda a alguém se você está apenas começando. 

Pode ser necessária alguma tentativa e erro para obter a posição ideal se você for um iniciante. Se você estiver compartilhando a máquina de remo com outras pessoas, é uma boa ideia anotar a altura do calcanhar para economizar tempo no futuro. Muitas máquinas de remo, incluindo a Concept2, têm números para tornar isso fácil.

Posição da alça de pé

A tira do pé deve ser colocada na parte mais larga do pé. Uma maneira fácil de pensar nisso é onde ficaria o cadarço mais baixo (ou seja, o que está mais longe de você). 

Você deve apertar a correia puxando-a transversalmente em vez de para cima, para que fique bem ajustada ao seu pé. O ideal é que seja apertado o suficiente para que seu pé fique seguro e não haja risco de escorregar ao remar. Você não quer que seus pés se movam para cima e para baixo ou deslizem. 

Claro, você não quer que seja tão apertado que seja desconfortável para você! Certifique-se de que não está tão apertado a ponto de cortar seu suprimento de sangue ou parece que está afundando em seu pé. Abaixo está uma boa imagem de uma tira passando pela parte mais larga do pé. 

Posição da alça do pé da máquina de remo

O calcanhar deve ser capaz de subir quando o pé estiver na posição. Há muita controvérsia sobre se o calcanhar deve subir durante uma remada. Fundamentalmente, sua canela deve estar vertical quando você estiver na posição avançada. Se nessa posição seu calcanhar estiver um pouco levantado, tudo bem. 

Conclusão

Sempre que sentar na máquina de remo, reserve alguns segundos para ajustar a altura dos seus pés. Demora apenas alguns segundos, mas terá um grande impacto no seu conforto e desempenho.

Agora que sabemos a importância do posicionamento do seu pé e como ajustá-lo, você pode realmente aproveitar ao máximo seus treinos. Antes que perceba, você estará melhorando sua forma, queimando mais calorias e ficando mais forte.

Se você é novo no remo e quer se aprofundar nos treinos, clique aqui e saiba mais sobre o Programa de Treinamento Remo Fitness Online.

Se você tiver alguma dúvida ou sugestão de temas para o nosso blog, deixe nos comentários. Até a próxima!

Publicado por Remo Fitness

Olá, criamos o Remo Fitness para que as pessoas possam conhecer um pouco mais dessa atividade física que é o Remo Indoor. Nós somos: Fabiana Beltrame: "Fui atleta de remo por 19 anos e conquistei vários títulos inéditos para o Brasil. Em 2004, me tornei a primeira remadora brasileira a competir em Jogos Olímpicos em Atenas. Também competi nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e Londres 2012. Em 2011, me tornei a primeira campeã mundial de remo do Brasil, na Eslovênia. Também tenho 6 medalhas em Copas do Mundo, 2 medalhas em Pan Americanos e 9 títulos Sul americano. Júlio Soares: "Fui atleta de remo, me formei em educação física, entrei na preparação física no mesmo clube onde fui atleta, passei a técnico de clube em Florianópolis e no Rio de Janeiro, chegando a técnico da seleção brasileira de remo. Permaneci como Head Coach da Seleção até o ciclo olímpico 2016. E durante essa caminhada, fiz mestrado na Unicamp em Educação Física na área de ciências do desporto. Desenvolvi e experimentei diferentes formas de treinamento com Fabiana em clube e na seleção e com muitos outros atletas em alto rendimento."

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: