É seguro praticar Remo Indoor durante a gravidez?

Quando você está grávida e sua barriga cresce a cada dia, a atividade física pode não ser a sua prioridade. Mas se exercitar durante a gravidez é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua saúde e a saúde do seu bebê. Os exercícios vão te ajudar a estabilizar e melhorar o humor e reduzir alguns desconfortos da gravidez, como inchaços, prisão de ventre, insônia, fadiga e ganho de peso excessivo.

O Remo Indoor é um dos exercícios mais seguros que você pode praticar durante toda a gravidez, é claro, sempre de forma leve e controlada. Mas antes de entrar na máquina de remo, recomendamos fortemente que você fale primeiro com o seu médico. A gravidez é diferente para cada mulher, e se você faz parte do grupo de gestantes de alto risco, então há mais razão para consultar seu médico primeiro. 

Depois de o seu médico ter liberado, preste atenção nesses pontos para fazer o Remo Indoor com ainda mais segurança:

  • Evite o super aquecimento corporal: reme num ambiente arejado e use ventilador ou ar-condicionado.
  • Procure não deixar sua frequência cardíaca subir demais, reme de leve, se possível usando um frequencímetro para acompanhar seus batimentos cardíacos.
  • Faça quantas pausas forem necessárias.
  • Ouça o seu corpo. Para algumas grávidas, remar melhora o enjôo matinal, para outras piora. Então vá testando e veja o que funciona melhor pra você.
  • Não exagere: uma seção de 30 a 40 minutos dividida entre aquecimento, parte principal e volta à calma, já são suficientes para a saúde.

Como usar a máquina de Remo Indoor durante a gravidez?

Essas dicas são para as grávidas que já estão com uma barriga protuberante. Provavelmente você terá que mudar alguns detalhes para remar com mais segurança.

Prenda dos pés numa posição mais baixa

As mulheres grávidas devem colocar os pés em uma posição mais baixa para obter mais alcance na na remada. Se seus pés forem colocados muito altos, o comprimento do curso e a amplitude de movimento serão limitados. E certifique-se de que seus pés estão bem presos na correia antes de começar. O centro de gravidade da mulher muda a medida que a barriga cresce o que pode provocar desequilíbrios.

Afaste os joelhos na pegada

À medida que a barriga vai crescendo, você vai adaptando a remada. Quando está indo em direção à pegada, vá afastando os joelhos para que a barriga vá se acomodando entre as pernas e você ainda consiga ter uma boa amplitude de remada e também para não pressionar o bebê.

Puxe o punho em direção à parte superior do tórax

Normalmente, você quer puxar o punho logo abaixo do peito, mas quando está grávida pode não ser seguro, já que tem o risco de bater na barriga. Em vez disso, puxe o punho em direção à parte superior do tórax para manter você e a barriga em segurança.

Conclusão

Então a resposta à pergunta do título é “Você não só pode remar durante a gravidez, com deve”. O remo só vai trazer benefícios para a sua saúde e para o seu bebê. Mas lembre-se de treinar de acordo com o seu condicionamento físico. Se você nunca remou, comece de leve e respeite seu corpo.

E não deixe de conhecer o Programa de Treinamento Remo Fitness Online. Treinos de Remo Indoor por um ano para os níveis Iniciante, Intermediário e Avançado, além do Plano Premium, feito especialmente pra você.

Publicado por Remo Fitness

Olá, criamos o Remo Fitness para que as pessoas possam conhecer um pouco mais dessa atividade física que é o Remo Indoor. Nós somos: Fabiana Beltrame: "Fui atleta de remo por 19 anos e conquistei vários títulos inéditos para o Brasil. Em 2004, me tornei a primeira remadora brasileira a competir em Jogos Olímpicos em Atenas. Também competi nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e Londres 2012. Em 2011, me tornei a primeira campeã mundial de remo do Brasil, na Eslovênia. Também tenho 6 medalhas em Copas do Mundo, 2 medalhas em Pan Americanos e 9 títulos Sul americano. Júlio Soares: "Fui atleta de remo, me formei em educação física, entrei na preparação física no mesmo clube onde fui atleta, passei a técnico de clube em Florianópolis e no Rio de Janeiro, chegando a técnico da seleção brasileira de remo. Permaneci como Head Coach da Seleção até o ciclo olímpico 2016. E durante essa caminhada, fiz mestrado na Unicamp em Educação Física na área de ciências do desporto. Desenvolvi e experimentei diferentes formas de treinamento com Fabiana em clube e na seleção e com muitos outros atletas em alto rendimento."

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: