O Remo Indoor e a dor nas costas

O Remo Indoor é um dos exercícios mais completos que existem, pois mexe o corpo todo. E como outros exercícios, ele pode provocar dores nas costas ou piorar dores já existentes. Mas o contrário também acontece, o Remo Indoor pode ser um aliado pra quem já possui dores nessa região do corpo.

Na maioria das vezes a dor nas costas acontece porque você não está remando da maneira correta e com a melhor postura. Nesse artigo vou dar algumas dicas de como evitar que isso aconteça e como o remo pode tratar essas dores pré-existentes.

Por que você sente dores nas costas ao remar?

Até mesmo os remadores mais experientes sentem dores nas costas depois de treinos muito longos. Nesse caso, isso normalmente acontece como resultado da fadiga muscular. Mas algumas vezes a dor pode ser um sinal de que algo está errado e é preciso investigar.

Alguns tipos de dores que podem acontecer são:

  • Queimação
  • Dor latejante que irradia pelas costas e pernas
  • Rigidez e tensão nos músculos que sustentam a coluna
  • Dor aguda diretamente na coluna vertebral

Esses são alguns tipos de dores que podem acontecer e cada uma delas pode ser causada por motivos diferentes. Em alguns casos, você pode estar somente sobrecarregando seus músculos e precisa descansar. Principalmente os iniciantes que ainda não tem os músculos da região das costas bem fortalecidos.

O que significa cada tipo de dor

Algumas dores podem indicar o diagnóstico, que podem ser mais graves ou mais leves. Lembrando que essas informações para você ter como base, se estiver sentindo muita dor, procure um médico para avaliar mais a fundo.

Dor ardente

Normalmente indica algum tipo de disfunção nervosa. Pode ser que haja alguma inflamação espinhal pressionando o nervo. Pessoas que sofrem de fibromialgia costumam sentir esse tipo de dor. 

Este é o tipo de dor que requer o tratamento de um especialista médico . Eu recomendo fortemente que você visite um médico se estiver tendo sensações de dor em queimação antes, durante ou depois do treino de remo.  

Dor latejante que irradia pelas costas e pernas

Essa dor é normalmente causada pela compressão do nervo ciático. Você pode identificar se esse for o que está sentindo, se apenas um lado das costas ou uma perna estiver doendo. Pode ser causado por uma hérnia de disco ou pode ser devido ao estreitamento da coluna vertebral ou esporões ósseos. Esta é definitivamente outra forma de dor nas costas sobre a qual você deve consultar um médico.

Dor aguda diretamente na coluna vertebral ou ao lado dela

Geralmente causado por hérnia ou espasmo muscular. Você definitivamente saberá que é uma dessas coisas porque você sentirá uma espécie de “onda” de dor muito forte em uma parte específica de suas costas e seu corpo irá instintivamente se torcer ou curvar para proteger o súbito desalinhamento em sua coluna ou músculo enfraquecido. 

Se sentir este tipo de dor ao remar, pare imediatamente e trate a lesão com compressas quentes e descanso. Se você sentiu essa dor antes ou depois da sessão de remo, o tratamento continua o mesmo, mas também recomendo que você tire alguns dias para descansar antes de tentar treinar novamente.

A dor, o inchaço e a rigidez resultantes são a forma de seu corpo avisá-lo de que algo está errado antes que fique muito sério. 

Rigidez e tensão nos músculos da coluna

Normalmente é resultado de fadiga. Talvez você tenha forçado muito o corpo no dia anterior, de modo que os músculos das costas estão doloridos e rígidos. Você sentirá como se os músculos estivessem tensos toda vez que se inclinar para frente no movimento de remo.

A boa notícia é que músculos rígidos, doloridos e tensos podem ser facilmente tratados em casa, sem a necessidade de um médico. 

O que fazer quando sentir dor nas costas?

A primeira coisa que você deve fazer é descansar até que a dor desapareça. Isso pode durar de uma a duas semanas. Quando você não tiver mais dores nas costas, é hora de começar a incorporar algumas das recomendações abaixo.

Alongamento: faça de 5 a 10 minutos fazendo alongamentos estáticos e dinâmicos leves antes de qualquer treino de remo. Certifique-se de fazer muitos alongamentos de flexão e torção (consulte a seção final sobre “Melhores alongamentos para combater a dor nas costas em máquinas de remo”) que irão deixar seus músculos da coluna mais flexíveis. 

O alongamento alonga a coluna e alonga todos os músculos rígidos, reduzindo a tensão e permitindo que você se mova com mais facilidade. 

Corrija a sua postura ao remar: até mesmo remadores experientes sentem dores nas costas, mas para eles, a causa é normalmente apenas uma fadiga muscular. Mas para a maioria dos praticantes iniciantes ou intermediários, a dor nas costas da máquina de remo é quase sempre o resultado de remar de forma inadequada.

Seu corpo é projetado para se mover em uma combinação muito específica de movimentos articulares e musculares. Se sua forma estiver correta, todo o seu sistema musculoesquelético ficará alinhado e funcionará suavemente. 

Infelizmente, as pessoas que são novas no remo, muitas vezes não sabem a forma correta. Elas acabam forçando suas articulações ou músculos porque se movem incorretamente. Alguns desses erros são:

  • Curvando as costas. Se você sentar-se ereto, seus abdominais farão muito mais trabalho, junto com a parte inferior e superior das costas. Mas se você se curvar, muda o foco quase exclusivamente para a parte inferior das costas, o que aumenta o risco de tensão, lesão e fadiga muscular.
  • Inclinando-se muito para trás. Durante a finalização, algumas pessoas se inclinam muito para trás até quase ficarem deitadas. Isso coloca mais foco nos abdominais, mas conforme seu abdômen fica cansado, a parte inferior das costas se engaja para adicionar suporte extra. Resultado: maior risco de dores nas costas.
  • Movimento impróprio da parte inferior do corpo. Seus quadris, joelhos e tornozelos devem se mover em movimentos sincronizados e fluidos durante toda a remada. Infelizmente, desequilíbrios ou fraquezas musculares podem prejudicar os movimentos da parte inferior do corpo e levar a movimentos incorretos. A parte inferior das costas tenta compensar essas insuficiências ou desequilíbrios e, quanto mais tempo remar, você sentirá mais dores nas costas. 

A boa notícia é que há uma solução simples para esses problemas: basta corrigir sua forma de remar e você sentirá muito menos dores nas costas da máquina de remo. Para corrigir esses erros, dê uma olhada no artigo “Como remar corretamente”, leia exatamente como seu corpo deve se mover em todos os quatro estágios de uma remada adequada. 

Você também pode assistir ao vídeo abaixo.

Outra razão por você estar tendo dor nas costas é você não estar fazendo um treino compatível com o seu condicionamento e força física. Pode ser que esteja fazendo além da sua capacidade. O ideal é seguir um Programa de Treinamento que vai fazer você evoluir de forma constante.

Os 5 melhores exercícios para combater a dor nas costas da máquina de remo

Se você já tomou medidas para corrigir sua forma de remar e ainda está sentindo alguma dor, recomendo dar atenção extra à parte inferior das costas e aos músculos abdominais. 

O fortalecimento dos músculos centrais, o CORE, os tornará melhores no suporte de peso e na manutenção da postura adequada durante o treino de remo.

Aqui estão meus cinco exercícios favoritos para combater a dor lombar da máquina de remo:

1. Prancha

As posições Prancha e Prancha alta são ambas incríveis para fortalecer os músculos centrais (abdominais e costas). São exercícios isométricos que não requerem nenhum movimento da coluna, portanto, são excelentes tanto para o crescimento muscular quanto para o tratamento de dores nas costas existentes.

2. Good morning

O good morning se concentram na parte inferior das costas, isquiotibiais e glúteos, construindo uma cadeia posterior mais forte e facilitando movimentos mais fáceis e suaves ao remar.

3. Superman

Este exercício para a parte inferior das costas fortalece os músculos da coluna e desenvolve a força usando apenas o peso do corpo.

4. Inclinação pélvica

Este exercício simples envolve a parte inferior das costas, pélvis e quadris, treinando a parte inferior do centro para mover-se em uníssono.

5. Dead bug

Este exercício fortalece os músculos centrais e protege a coluna.

Os 5 melhores alongamentos para combater a dor nas costas em máquinas de remo

Flexão / Dobra para Frente – Esta posição em pé relaxa a região lombar, os glúteos, os tendões da coxa e os quadris, ajudando você a se movimentar em toda a sua remada sem tensão na parte inferior do corpo.

Flexão Sentado para a Frente – Inclinar-se para a frente enquanto está sentado duplica a eficácia do alongamento, usando o solo para fornecer resistência e deixá-lo afundar e puxar com mais força os músculos tensos. 

Postura do Triângulo – Este movimento trabalha a parte inferior das costas, curvando-se para o lado, flexionando os músculos e incentivando uma melhor amplitude de movimento. 

Alongamento do piriforme – este exercício maravilhas para aliviar a tensão muscular e aliviar qualquer dor do ciático. 

Postura da Esfinge – Isso é mais do que apenas um alongamento; também é um excelente exercício para treinar sua força central!

Gaste apenas 5 minutos antes do treino fazendo esses alongamentos – um minuto cada – e você descobrirá que se move mais facilmente com muito menos dor.

O Remo Indoor é bom para aliviar dor nas costas?

O Remo Indoor é, na verdade, uma ferramenta incrível para a reabilitação após uma lesão nas costas ou uma cirurgia na região lombar. 

É uma forma de exercício de baixo impacto que é muito mais fácil para as articulações e a coluna do que exercícios como corrida, ciclismo ou patinação. Por causa do foco no movimento suave e eficiente de todo o corpo, ele pode fazer maravilhas para ajudar a restaurar uma amplitude de movimento completa e natural, mesmo para pessoas com problemas nas costas ou em recuperação pós-lesão.

O remo é um treino de corpo inteiro que envolve constantemente o seu CORE (centro do corpo). Seu núcleo está trabalhando para manter seus braços e pernas movendo-se suavemente enquanto você rema. Quanto mais você remar, mais desenvolve seu CORE e mais fortes suas costas e músculos abdominais se tornarão.

E é nisso que se concentra toda a fisioterapia para dor lombar. Seus músculos espinhais estão lá para apoiar e proteger sua coluna vertebral. Se você tiver músculos das costas fortes, o risco de lesões nas costas diminuirá drasticamente.

O remo é mais do que apenas uma terapia para dores nas costas; é uma medida preventiva que o protegerá contra lesões futuras, se feito da maneira correta.

Conclusão

A dor nas costas da máquina de remo deve fazer com que você desista da atividade. Na pior das hipóteses você só deve parar por uma ou duas semanas.

Reconhecer a causa da dor nas costas é apenas o primeiro passo; usando as informações acima, você pode corrigir ativamente o problema para restaurar a função completa e suave da parte inferior das costas e eliminar totalmente a dor.

Para mais dicas de técnica e treinos de Remo Indoor, nos siga nas redes sociais.

Publicado por Remo Fitness

Olá, criamos o Remo Fitness para que as pessoas possam conhecer um pouco mais dessa atividade física que é o Remo Indoor. Nós somos: Fabiana Beltrame: "Fui atleta de remo por 19 anos e conquistei vários títulos inéditos para o Brasil. Em 2004, me tornei a primeira remadora brasileira a competir em Jogos Olímpicos em Atenas. Também competi nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e Londres 2012. Em 2011, me tornei a primeira campeã mundial de remo do Brasil, na Eslovênia. Também tenho 6 medalhas em Copas do Mundo, 2 medalhas em Pan Americanos e 9 títulos Sul americano. Júlio Soares: "Fui atleta de remo, me formei em educação física, entrei na preparação física no mesmo clube onde fui atleta, passei a técnico de clube em Florianópolis e no Rio de Janeiro, chegando a técnico da seleção brasileira de remo. Permaneci como Head Coach da Seleção até o ciclo olímpico 2016. E durante essa caminhada, fiz mestrado na Unicamp em Educação Física na área de ciências do desporto. Desenvolvi e experimentei diferentes formas de treinamento com Fabiana em clube e na seleção e com muitos outros atletas em alto rendimento."

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: