Qual o melhor tênis para praticar Remo Indoor?

Remar é uma atividade excelente e ao contrário da maioria dos exercícios, envolve todos os principais grupos musculares, tornando-o a escolha perfeita para quem deseja um treino completo. E muito do seu desempenho, depende dos equipamentos que você usa. Não só o aparelho em que você rema, mas também do tênis pode fazer a diferença na eficiência da remada.

Existem três pontos principais de contato no remo: as mãos, os pés e a bunda. Cada um deles carrega sua própria parte da carga e portanto, é importante que você forneça a proteção adequada em cada área para diminuir o impacto do movimento e obter o máximo da sua remada.

Embora você possa presumir que os mesmos tênis que usa para correr funcionariam tão bem para o remo, isso não é realmente o caso por um motivo simples: impacto.

A corrida causa um grande impacto nas pernas e nas articulações, enquanto o remo tem um impacto muito baixo nas pernas. Isso significa que a corrida requer um certo nível de absorção de choque para amortecer os pés quando eles entram em contato com o chão.

Por outro lado, o remo não só não requer muito amortecimento, como também as solas almofadadas podem prejudicar o seu treino de remo, alterando o ângulo dos pés em relação à máquina e reduzindo a força da sua remada.

Se você for apenas um praticante de exercício casual que não está procurando nada mais do que um treino básico, os tênis de corrida podem realmente funcionar para você. Mas se você quiser maximizar seu treino, vale a pena dar uma olhada mais de perto e saber exatamente o que procurar em um tênis de remo indoor.

Como escolher um tênis para remar?

Existem várias áreas que devem ser consideradas ao escolher o tênis certo para o remo. Isso inclui o posicionamento dos pés, conforto e forma, potência e eficiência. 

Tirar o máximo proveito do treino de remo significa garantir que você tenha a remada adequada e isso começa com a colocação dos pés. Colocar o pé errado pode impedir que você complete uma remada ou coloque força suficiente.

Se colocar os pés muito alto, você não conseguirá se mover para frente o suficiente para colocar as canelas na posição vertical, o que é essencial para completar uma remada completa. Por outro lado, se você colocar os pés muito baixos, não será capaz de obter impulso suficiente e poderá afetar outras partes da remada. Também pode colocar um estresse extra nas costas, tornando o exercício desconfortável.

O tipo de tênis de remo que você usa pode afetar a colocação dos pés no finca-pés. Um sapato com muito amortecimento pode impedir que você coloque o pé alto o suficiente. 

Além da colocação, ter um sapato com uma grande queda do calcanhar aos dedos do pé, o que significa que o calçado é muito mais grosso no calcanhar do que na ponta do pé, também pode afetar sua forma, alterando o ângulo do pé. De modo geral, seu pé deve estar em um ângulo de 45 graus quando corretamente colocado no finca-pé. Quanto maior for a queda do calcanhar à ponta do pé do sapato, mais esse ângulo é diminuído e isso pode causar forma inadequada e desconforto.

É claro que o conforto é mais do que apenas o posicionamento dos pés, então há mais a se considerar quando você escolhe os sapatos para o remo. Idealmente, os sapatos de remo devem permitir flexibilidade e respirabilidade para que você possa se mover suavemente durante a remada, sem desenvolver bolhas devido ao excesso de suor e fricção.

Também pode ser importante que seus sapatos permitam que você sinta o apoio no finca-pés, para que saiba que está apoiando a parte certa. Por esta razão, muitos remadores optam por calçar sapatos bem baixos ou mesmo remar descalço.

Remar descalço pode não ser para todos, porque a a fita pode machucar os dedos. Mas existem alguns fabricantes que estão projetando sapatos minimalistas que podem proporcionar a mesma sensação ao mesmo tempo que oferecem uma camada de proteção para seus pés.

O posicionamento correto do pé e a forma correta levam à potência máxima e uma remada mais eficiente. Usar o tipo errado de calçado pode afetar a força da sua remada. Tênis de corrida com sola grande e macia podem reduzir a quantidade de força aplicada ao empurrar, tornando-o muito menos eficiente. 

Quanto mais você treina, mais essa perda potencial de força pode aumentar, tirando os benefícios gerais do seu treino e fazendo com que você se canse com mais facilidade.

Tipos de tênis para o remo indoor

Agora sabemos como os sapatos de remo certos podem afetar o seu treino, exatamente que tipo de sapato você deve considerar? Existem vários tipos diferentes no mercado e a escolha final será uma questão de preferência pessoal.

Tênis de treinamento minimalista: são tênis que podem ser usados ​​para diversos fins, desde exercícios, compras, corrida e quase qualquer outra coisa que você possa imaginar. Eles são geralmente leves, flexíveis e respiráveis ​​e têm uma sola fina com uma queda mínima do calcanhar aos dedos do pé. Às vezes, eles podem ser mais caros, mas como podem ser usados ​​para diversos fins, a despesa extra pode valer a pena no longo prazo.

Solado liso:  Como o nome sugere, são sapatos sem salto, tornando-os perfeitamente planos. Eles tendem a ter solas muito finas, o que pode dar a você uma sensação máxima no apoio para os pés para melhorar seu movimento. O melhor de tudo, por serem bastante comuns, são fáceis de encontrar e muitas vezes podem ser encontrados a um preço razoável, o que os torna uma ótima opção para calçados de remo se você não quiser investir muito em equipamentos sofisticados.

Esporte Específico: São calçados projetados especificamente para uma determinada finalidade, como skate, futebol ou luta livre, que também podem ser funcionais para o remo. Se você está se perguntando quais sapatos os remadores usam, existem sapatos projetados especialmente para as necessidades específicas do remador sério, mas podem ser mais difíceis de encontrar e consideravelmente mais caros.

Estilo Descalço: Embora remar descalço possa ser difícil, existem outras opções no mercado que permitem que você tenha a sensação de remar descalço ao mesmo tempo em que fornecem algum tipo de proteção contra bolhas. Estes incluem sapatos de água, meias de água e meias de ioga.

Conclusão

Embora você possa sempre começar a remar com o que estiver usando no momento, há uma razão pela qual os remadores sérios usam equipamentos específicos. Simplesmente melhora o seu desempenho e minimiza a fadiga e as lesões, o que maximizará a eficácia dos seus treinos.

E se você quiser se aprofundar ainda mais no Remo Indoor e seguir um Programa de Treinamento feito por um técnico campeão, conheça o Remo Fitness Online.

Publicado por Remo Fitness

Olá, criamos o Remo Fitness para que as pessoas possam conhecer um pouco mais dessa atividade física que é o Remo Indoor. Nós somos: Fabiana Beltrame: "Fui atleta de remo por 19 anos e conquistei vários títulos inéditos para o Brasil. Em 2004, me tornei a primeira remadora brasileira a competir em Jogos Olímpicos em Atenas. Também competi nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e Londres 2012. Em 2011, me tornei a primeira campeã mundial de remo do Brasil, na Eslovênia. Também tenho 6 medalhas em Copas do Mundo, 2 medalhas em Pan Americanos e 9 títulos Sul americano. Júlio Soares: "Fui atleta de remo, me formei em educação física, entrei na preparação física no mesmo clube onde fui atleta, passei a técnico de clube em Florianópolis e no Rio de Janeiro, chegando a técnico da seleção brasileira de remo. Permaneci como Head Coach da Seleção até o ciclo olímpico 2016. E durante essa caminhada, fiz mestrado na Unicamp em Educação Física na área de ciências do desporto. Desenvolvi e experimentei diferentes formas de treinamento com Fabiana em clube e na seleção e com muitos outros atletas em alto rendimento."

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: