Curiosidades sobre o Remo Indoor

Você sabia que as máquinas de remo são as máquinas de cardio mais antigas que existem? 

É isso mesmo – até mesmo as esteiras, que são os equipamentos cardiovasculares mais populares no mercado hoje, são milhares de anos mais jovens do que as máquinas de remo.

Muitos atletas têm uma relação de amor e ódio com o remo, mas ele tem uma longa história de ajudar as pessoas a desenvolver força e resistência muscular. 

Antes reservado para soldados e atletas universitários, o remo é agora uma forma popular de exercício para atletas de todas as idades e níveis de habilidade.

Mas o que torna as máquinas de remo únicas? Abaixo estão 6 curiosidades sobre máquinas de remo que você pode estar interessado em aprender antes de iniciar seu próximo treino.

6 curiosidades sobre máquinas de remo

1. O uso de máquinas de remo remonta ao século 4 aC

Cerca de 2.500 anos atrás, na Grécia antiga, quando Atenas e Esparta estavam em guerra entre si, um almirante ateniense chamado Chabrias encorajou seus soldados a treinar em terra em armações de remo de madeira. Isso lhes permitiu dominar a técnica de remo adequada antes de partirem para o mar.

A estratégia de treinamento inovadora de Chabrias valeu a pena. Ele levou Atenas à vitória na Batalha de Naxos, que foi a primeira vitória naval de Atenas em décadas.

2. A primeira máquina de remo indoor da história moderna foi inventada por um dos homens mais fortes do mundo

Em 1871, um atleta chamado William Buckingham Curtis recebeu a patente de sua máquina de remo com amortecedor hidráulico. O que tornava a máquina única era seu sistema de volante e catraca. Volantes ainda são usados ​​hoje por muitas máquinas de remo de ponta, incluindo o popular Concept2.

Máquina de remo WB Curtis

Curtis não era conhecido apenas por revolucionar a máquina de remo. Ele se dedicou a se livrar da fraude e da corrupção nos esportes organizados e ficou conhecido como “o pai do atletismo amador”. Em 1888, ele fundou a União Atlética Amadora, que acabou se tornando o Comitê Olímpico dos Estados Unidos. Ele também fundou o New York Athletic Club.

Curtis já foi considerado um dos homens mais fortes do mundo. Ele supostamente levantou mais de 3.600 libras nas costas!

3. Atletas mais altos e mais pesados ​​têm uma vantagem no remo

Se você já assistiu a competições de CrossFit ou está acompanhando o esporte há algum tempo, provavelmente já ouviu que pessoas altas estão em desvantagem na maioria dos movimentos da modalidade.

No entanto, a maioria dos atletas altos se alegram sempre que o remo aparece em um WOD (treino do dia). 

Mas por que atletas altos se destacam no remo? É porque eles têm membros mais longos que lhes permitem puxar o punho da máquina por uma distância maior. Isso significa que eles podem remar mais longe com menos remadas do que indivíduos com braços e pernas mais curtos.

Atletas mais altos também tendem a pesar mais. Ter mais massa muscular, o que permite que eles transfiram mais impulso para a máquina. Como resultado, eles podem gerar mais energia e cobrir distâncias mais longas em menos tempo.

Claro, isso não significa que você não possa ser um bom remador se for baixo ou tiver uma constituição menor. Significa apenas que você terá que trabalhar mais se quiser ter sucesso no remo.

4. Ter boa mobilidade é necessário para remar

Como o remo é um esporte sentado, os remadores têm maior necessidade de mobilidade do que os atletas de outros esportes. A flexibilidade nos tornozelos, pernas e isquiotibiais é especialmente importante para remadores porque:

  • Previne lesões e mantém as articulações saudáveis
  • Permite que você alcance uma gama completa de movimento com cada movimento
  • Impede que você tenha que supercompensar a parte inferior das costas
  • Ajuda você a se tornar um remador mais rápido

A mobilidade do quadril e a mobilidade torácica são igualmente importantes, especialmente para atletas que também trabalham em escritórios. Você passa várias horas sentado em uma cadeira, depois sobe em uma máquina de remo onde se senta um pouco mais.

Toda aquela posição sentada faz com que os flexores do quadril se comprimam, o que leva a dores lombares, uso ineficiente dos glúteos e técnica de remo inadequada. Passar o dia curvado sobre um computador também causa arredondamentos na parte média e superior das costas. Isso torna mais difícil para você manter o ângulo correto do tronco durante as fases de recuperação e pegada enquanto você rema.

Para combater isso, os remadores devem gastar pelo menos 10-15 minutos por dia trabalhando na mobilidade. Rolar a espuma, alongar os flexores do quadril e a parte inferior do corpo e usar uma bola de tênis para focar em pontos de gatilho específicos podem ajudar a melhorar sua mobilidade.

5. Embora o remo utilize mais grupos musculares do que a corrida ou o ciclismo, é considerado uma atividade de baixo impacto

Comparado com a corrida ou o ciclismo, o remo é mais um exercício para o corpo inteiro. Enquanto a corrida e o ciclismo exigem força das pernas e glúteos, o remo utiliza os músculos do centro, parte superior das costas, braços e ombros também. Na verdade, as máquinas de remo utilizam cerca de 84% dos músculos do corpo .

Mas, por mais extenuante que possa ser, o remo é considerado um esporte de baixo impacto porque coloca menos pressão sobre os joelhos e tornozelos do que outras formas de cardio. É uma ótima maneira para os atletas de outros esportes manterem sua forma cardiovascular sem colocar mais estresse em seus corpos. Muitos atletas também usam o remo como uma recuperação ativa nos dias de folga do treinamento regular.

6. Remar requer muita força mental

Tenho certeza de que você já sabe quanta força física é necessária para remar, mas também pode não perceber quanta força mental é necessária.  Se você estiver remando distâncias curtas ou longas, fazendo intervalos ou exercícios aeróbicos em estado estacionário, o remo requer muita concentração e força mental. É preciso muito esforço para se concentrar em sua forma e respiração, ao mesmo tempo em que supera a dor e a fadiga à medida que você se cansa.

Essas são apenas algumas curiosidades sobre essa modalidade, se você souber mais alguma, deixe nos comentários abaixo.

E se você quiser se aprofundar nos treinos de Remo Indoor, fazer treinos feitos por quem entende de assunto, conheça o Programa de Treinamento Remo Fitness Online, clicando no link: Remo Fitness. Para mais dicas, nos siga nas redes sociais. Até a próxima.

Publicado por Remo Fitness

Olá, criamos o Remo Fitness para que as pessoas possam conhecer um pouco mais dessa atividade física que é o Remo Indoor. Nós somos: Fabiana Beltrame: "Fui atleta de remo por 19 anos e conquistei vários títulos inéditos para o Brasil. Em 2004, me tornei a primeira remadora brasileira a competir em Jogos Olímpicos em Atenas. Também competi nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e Londres 2012. Em 2011, me tornei a primeira campeã mundial de remo do Brasil, na Eslovênia. Também tenho 6 medalhas em Copas do Mundo, 2 medalhas em Pan Americanos e 9 títulos Sul americano. Júlio Soares: "Fui atleta de remo, me formei em educação física, entrei na preparação física no mesmo clube onde fui atleta, passei a técnico de clube em Florianópolis e no Rio de Janeiro, chegando a técnico da seleção brasileira de remo. Permaneci como Head Coach da Seleção até o ciclo olímpico 2016. E durante essa caminhada, fiz mestrado na Unicamp em Educação Física na área de ciências do desporto. Desenvolvi e experimentei diferentes formas de treinamento com Fabiana em clube e na seleção e com muitos outros atletas em alto rendimento."

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: