Vale a pena comprar uma máquina de Remo Indoor?

O Remo Indoor é uma atividade que proporciona inúmero benefícios aos seus praticantes. O aparelho de Remo Indoor já pode ser encontrado em muitas academias, porém com a pandemia, muita gente começou a cogitar a possibilidade de comprar uma máquina. Mas será que vale a pena? Existem alguns fatores que podem pesar na decisão de comprar ou não o aparelho.

vale a pena comprar uma máquina de remo indoor?
Aparelho de remo em casa

A decisão de comprar ou não uma máquina de remo envolve muitos fatores importantes. O primeiro delas é o valor. Não é um equipamento barato. Dependendo da marca, o preço fica entre 2 e 14 mil reais. Mas você tem que pensar que é um investimento na sua saúde e você vai ter um equipamento para resto da vida. 

Então, se você compra uma máquina por 8 mil, por exemplo, e fizer parcelado em 12 vezes, vai dar em torno de 600 reais por mês. É claro que é mais do que você pagaria em uma academia, mas você vai pagar só por um ano. Depois você vai ter o equipamento em casa e não vai precisar pagar mais nada. Então se você tem esse dinheiro pra investir, eu digo que vale a pena sim comprar uma máquina. 

Outra razão que faz valer muito a pena ter uma máquina de remo em casa, é a economia de tempo. Você não vai mais precisar sair de casa pra se exercitar e vai sobrar muito mais tempo pra fazer outras coisas. E também pode fazer a hora que quiser, como por exemplo bem cedo de manhã, quando a maioria das academias ainda está fechada ou até tarde da noite, quando na maioria das vezes você tem preguiça de ir até a academia. E ainda mais agora nesses tempos de pandemia, é também muito mais seguro. E de quebra, a família inteira vai poder treinar. 

Existem muitos tipos de simuladores de remo, pra todos os bolsos. O mais usado atualmente é o da marca Concept2. Ele é a mais usado tanto por remadores, quanto por atletas de CrossFit, porque é a marca oficial do CrossFit Games. É uma marca americana muito tradicional e por conta da alta do dólar, está com um preço bem salgado, em torno de 13 mil reais. É uma ótima máquina, mas se você nunca remou e quer começar a atividade, não é necessário comprar essa máquina. Existem outras muito mais baratas onde você poderá se exercitar da mesma forma. 

Qual a máquina ideal pra você

Hoje em dia existem máquinas para todos os tipos de bolsos. Desde as mais simples e baratas, até as mais elegantes e caras. Se você está começando e quer um ergômetro só pra se exercitar, não precisa comprar a mais sofisticada. Mas também evite comprar um modelo muito inferior, porque a economia pode não valer a pena, pois ela pode apresentar problemas logo no início. 

Na hora de comprar, pesquise bastante por opiniões de pessoas que compraram. Hoje em dia temos essa facilidade, vamos na internet e podemos ver se o produto é bom ou não, de acordo com as opiniões. Normalmente também é possível achar muitos vídeos no Youtube. Se possível, teste em alguma academia ou box de CrossFit, pra ter certeza de que ela é confortável e tem os recursos que você procura. Isso é especialmente importante se você for comprar pela internet. Já se você for comprar numa loja física, é melhor ainda, porque você vai poder testar o equipamento, mas isso nem sempre é possível, porque ainda não é tão fácil achar essa máquina por aí. 

Mas tem outros fatores que também podem te influenciar na hora da compra. Como por exemplo, o espaço. A máquina é relativamente grande e tem mais ou menos o formato de um L. Antes de comprar, verifique as dimensões da máquina e se você tem espaço suficiente tanto para treinar, quanto para guardar. Para guardar, é só deixá-la de pé num canto. Eu já morei em apartamento e isso nunca foi um problema pra mim, mas não custa verificar. 

Um fator que também pode pesar na hora da escolha de uma máquina, é o nível de ruído que ela faz. As máquinas de resistência a ar, como a Concept, costumam ser mais barulhentas. Não é nada demais, mas pode incomodar algumas pessoas. Nesse caso você pode escolher uma máquina onde a resistência é pela água, que praticamente não faz barulho. 

Remo de resistência à água

A manutenção também é um aspecto importante. Apesar de serem aparelhos que duram muito, eles vão precisar de manutenção. A regularidade vai depender da frequência de uso. Se for muito usada, mais rápido ela var precisar de manutenção. Se apenas uma pessoa usar, vai demorar bastante. Mas no geral são coisas simples. Numa máquina de água, é importante limpar e trocar a água regularmente e na máquina de ar, é preciso lubrificar a corrente, por exemplo. 

Procure uma máquina que tenha um carrinho confortável, já que você vai ficar sentado por um longo período, dependendo do treino. Então se for um assento desconfortável e você tiver que ficar se ajustando toda hora, com certeza vai diminuir seu rendimento e vai deixar a atividade desagradável. 

Como disse anteriormente, existem alguns tipos diferentes de resistência que você pode escolher. A resistência ao ar ou água são as melhores opções. Mas fique atento porque existem algumas máquinas que não tem esse ajuste e a resistência vai mudar só com base na força que você aplica. 

Todas as máquinas possuem um visor que fornecem algumas informações durante o treino. Algumas tem só estatísticas básicas, como cronômetro e energia gasta e outras dão um verdadeiro relatório de cada treino, como a média de passagem de 500 metros e a potência de cada remada. A escolha vai depender de qual seu objetivo no treinamento. O ideal é que você consiga acompanhar a sua evolução ao longo do programa de treinamento, então é interessante ter algumas informações como essas. Então antes de comprar, pesquise pra ver que tipo de monitor a máquina tem. 

Esses são apenas alguns fatores que podem te influenciar na compra de uma máquina de remo. Espero que eu tenha te ajudado a tomar essa decisão. Se você decidiu comprar o aparelho e quiser se aprofundar nos treinos de Remo Indoor, conheça o Programa de Treinamento Remo Fitness Online, cliquei aqui e saiba mais.

Publicado por Remo Fitness

Olá, criamos o Remo Fitness para que as pessoas possam conhecer um pouco mais dessa atividade física que é o Remo Indoor. Nós somos: Fabiana Beltrame: "Fui atleta de remo por 19 anos e conquistei vários títulos inéditos para o Brasil. Em 2004, me tornei a primeira remadora brasileira a competir em Jogos Olímpicos em Atenas. Também competi nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e Londres 2012. Em 2011, me tornei a primeira campeã mundial de remo do Brasil, na Eslovênia. Também tenho 6 medalhas em Copas do Mundo, 2 medalhas em Pan Americanos e 9 títulos Sul americano. Júlio Soares: "Fui atleta de remo, me formei em educação física, entrei na preparação física no mesmo clube onde fui atleta, passei a técnico de clube em Florianópolis e no Rio de Janeiro, chegando a técnico da seleção brasileira de remo. Permaneci como Head Coach da Seleção até o ciclo olímpico 2016. E durante essa caminhada, fiz mestrado na Unicamp em Educação Física na área de ciências do desporto. Desenvolvi e experimentei diferentes formas de treinamento com Fabiana em clube e na seleção e com muitos outros atletas em alto rendimento."

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: