Remo Indoor no CrossFit

O CrossFit é uma atividade física que cresceu muito nos últimos anos no Brasil e no mundo. Em pouco tempo, vimos explodir a quantidade de boxes em todas as partes do país. E isso acabou popularizando também o Remo Indoor, que é uma das atividades de condicionamento metabólico, o chamado metcon, do CrossFit, junto com a corrida e a bicicleta. Muitas pessoas que não conheciam a máquina de Remo Indoor, passaram a conhecer e utilizar constantemente.

Remo Indoor no CrossFit

Como remar não é um movimento natural como andar ou correr, ele deve ser aprendido da maneira correta para que você possa tirar o melhor proveito dele e evitar lesões. Mas não é o que vemos em alguns boxes de CrossFit, que não dão tanta atenção ao movimento da remada como os movimentos da ginástica ou do levantamento de peso. Muitas vezes o aluno senta na máquina pra fazer o WOD (treino) e faz o movimento de qualquer jeito. Como os treinos de CrossFit são bem intensos, o risco de lesão é bem maior.

Então que tal aprender o movimento da remada corretamente? Assista o vídeo e faça o passo a passo:

Muitas vezes você já pode ter aprendido a remar de forma errada e já automatizou esses erros, o que torna um pouco mais difícil corrigir. Isso vai exigir um esforço maior e mais atenção na hora de fazer os movimentos. No vídeo abaixo, estão os erros mais comuns e como você pode corrigi-los.

Um equívoco que muitos praticantes de CrossFit cometem, é remar com o fator de resistência no mais pesado, achando que vão terminar mais rápido. Isso é um mito e pode inclusive causar lesões, principalmente pra quem ainda não está com o corpo totalmente preparado pra isso. Você pode usar esse fator de resistência para treinar a força explosiva com estímulos curtos. O ideal é achar o fator de resistência ideal pra você, o que deve ficar em torno de 4 a 6.

Outro erro muito comum, é o tático. Dependendo do WOD, a distância a ser remada pode ser maior ou menor e para cada uma, você deve vir numa passagem e numa voga diferenciada. O que se vê é que os praticantes, no intuito de acabar rápido, saem com força e voga máxima, mas não conseguem manter a constância e regularidade e acabam cansando muito logo no início. Essa consistência, é claro, vem com o tempo de treinamento na máquina. A medida que você vai fazendo os treinos e se conhecendo, vai traçando estratégias para cada distância ou tempo.

O Remo já é um exercício bem completo, mas combinado com os exercícios do CrossFit, podem melhorar ainda mais o seu condicionamento físico geral. E agora que você já sabe remar corretamente, que tal fazer alguns WODs que tenham remo? Aqui estão algumas sugestões:

Jackie

  • 1000 metros de remo
  • 50 thruster
  • 30 pull-ups

Baseline

  • 500 metros de remo
  • 40 squats
  • 30 sit-ups
  • 10 pull-ups

The Ghost

6 Rounds de:

  • 1 minuto de remo
  • 1 minuto de burpee
  • 1 minuto de double-unders
  • 1 minuto de descanso

Christine

  • 500 metros de remo
  • 12 deadlift
  • 21 box jump

Se você quiser se aprofundar nos treinos de Remo Indoor pra ficar ainda melhor no CrossFit, conheça o nosso Programa de Treinamento Remo Fitness Online, acesse o link e saiba mais.

Publicado por Remo Fitness

Olá, criamos o Remo Fitness para que as pessoas possam conhecer um pouco mais dessa atividade física que é o Remo Indoor. Nós somos: Fabiana Beltrame: "Fui atleta de remo por 19 anos e conquistei vários títulos inéditos para o Brasil. Em 2004, me tornei a primeira remadora brasileira a competir em Jogos Olímpicos em Atenas. Também competi nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e Londres 2012. Em 2011, me tornei a primeira campeã mundial de remo do Brasil, na Eslovênia. Também tenho 6 medalhas em Copas do Mundo, 2 medalhas em Pan Americanos e 9 títulos Sul americano. Júlio Soares: "Fui atleta de remo, me formei em educação física, entrei na preparação física no mesmo clube onde fui atleta, passei a técnico de clube em Florianópolis e no Rio de Janeiro, chegando a técnico da seleção brasileira de remo. Permaneci como Head Coach da Seleção até o ciclo olímpico 2016. E durante essa caminhada, fiz mestrado na Unicamp em Educação Física na área de ciências do desporto. Desenvolvi e experimentei diferentes formas de treinamento com Fabiana em clube e na seleção e com muitos outros atletas em alto rendimento."

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: