O CrossFit é uma atividade física que cresceu muito nos últimos anos no Brasil e no mundo. Em pouco tempo, vimos explodir a quantidade de boxes em todas as partes do país. E isso acabou popularizando também o Remo Indoor, que é uma das atividades de condicionamento metabólico, o chamado metcon, do CrossFit, junto com a corrida e a bicicleta. Muitas pessoas que não conheciam a máquina de Remo Indoor, passaram a conhecer e utilizar constantemente.

Como remar não é um movimento natural como andar ou correr, ele deve ser aprendido da maneira correta para que você possa tirar o melhor proveito dele e evitar lesões. Mas não é o que vemos em alguns boxes de CrossFit, que não dão tanta atenção ao movimento da remada como os movimentos da ginástica ou do levantamento de peso. Muitas vezes o aluno senta na máquina pra fazer o WOD (treino) e faz o movimento de qualquer jeito. Como os treinos de CrossFit são bem intensos, o risco de lesão é bem maior.
Então que tal aprender o movimento da remada corretamente? Assista o vídeo e faça o passo a passo:
Muitas vezes você já pode ter aprendido a remar de forma errada e já automatizou esses erros, o que torna um pouco mais difícil corrigir. Isso vai exigir um esforço maior e mais atenção na hora de fazer os movimentos. No vídeo abaixo, estão os erros mais comuns e como você pode corrigi-los.
Um equívoco que muitos praticantes de CrossFit cometem, é remar com o fator de resistência no mais pesado, achando que vão terminar mais rápido. Isso é um mito e pode inclusive causar lesões, principalmente pra quem ainda não está com o corpo totalmente preparado pra isso. Você pode usar esse fator de resistência para treinar a força explosiva com estímulos curtos. O ideal é achar o fator de resistência ideal pra você, o que deve ficar em torno de 4 a 6.
Outro erro muito comum, é o tático. Dependendo do WOD, a distância a ser remada pode ser maior ou menor e para cada uma, você deve vir numa passagem e numa voga diferenciada. O que se vê é que os praticantes, no intuito de acabar rápido, saem com força e voga máxima, mas não conseguem manter a constância e regularidade e acabam cansando muito logo no início. Essa consistência, é claro, vem com o tempo de treinamento na máquina. A medida que você vai fazendo os treinos e se conhecendo, vai traçando estratégias para cada distância ou tempo.
O Remo já é um exercício bem completo, mas combinado com os exercícios do CrossFit, podem melhorar ainda mais o seu condicionamento físico geral. E agora que você já sabe remar corretamente, que tal fazer alguns WODs que tenham remo? Aqui estão algumas sugestões:
Jackie
- 1000 metros de remo
- 50 thruster
- 30 pull-ups
Baseline
- 500 metros de remo
- 40 squats
- 30 sit-ups
- 10 pull-ups
The Ghost
6 Rounds de:
- 1 minuto de remo
- 1 minuto de burpee
- 1 minuto de double-unders
- 1 minuto de descanso
Christine
- 500 metros de remo
- 12 deadlift
- 21 box jump
Se você quiser se aprofundar nos treinos de Remo Indoor pra ficar ainda melhor no CrossFit, conheça o nosso Programa de Treinamento Remo Fitness Online, acesse o link e saiba mais.