Efeitos do Remo Indoor sobre a composição corporal de pessoas com deficiência visual.

Todos os programas de exercícios têm um efeito positivo na vida de qualquer pessoa, mas nem todos as atividades são inclusivas para os deficientes visuais, pois existem certas limitações em alguns desses programas, por questão de segurança. Por isso o Remo Indoor é uma ótima opção de exercício para pessoas com deficiência visual, pois além de ser um exercício que mexe o corpo todo, ele desenvolve a coordenação motora, o equilíbrio e pode ser realizado continuamente em condições fixas, sem intervenção adicional e os usuários podem fazer sozinhos e parar em segurança, quando necessário.

Essa semana publicamos uma entrevista com um casal de deficientes visuais, a Inês e o Alírio, que começaram a praticar Remo Indoor há alguns meses e já notaram os resultados (disponível no final do artigo) Aproveitando a deixa, vou falar aqui sobre uma pesquisa feita pela Academia Coreana de Medicina de Reabilitação com 20 deficientes visuais sedentários, que começaram a praticar Remo Indoor e em apenas 6 semanas, já tiveram resultados.

Alírio e Inês Seidler praticam há alguns meses e já sentiram a diferença

Essa pesquisa tinha o objetivo de avaliar os efeitos do Remo Indoor na composição corporal, dados laboratoriais, condicionamento físico e escoliose em pessoas com deficiência visual.

Para esse estudo, foram selecionados 20 pessoas, 16 homens e 4 mulheres que fizeram exames sanguíneos e de composição corporal, além de testes de aptidão física e índice de queda, antes e depois de 6 semanas de um programa de treinamento, com 5 treinos por semana. Eles utilizaram uma máquina Concept2 Modelo E. Os indivíduos foram instruídos a manter seus padrões alimentares durante todo o estudo, isto é, nenhum deles fez dieta ou reeducação alimentar.

Os resultados foram muito positivos, mesmo com apenas 6 semanas de treinamento contínuo, o percentual de gordura corporal diminuiu significativamente. No teste de condicionamento físico, a pontuação de força das costas e flexão de tronco também teve uma melhora. Os dados laboratoriais mostraram uma diminuição do colesterol LDL.  

Podemos concluir que um Programa de Treinamento de Remo Indoor pode ser muito útil e tem um efeito extremamente positivo para todos, sobretudo para pessoas com deficiência visual. Pois em apenas 6 semanas de treinos contínuos, eles já apresentaram grande melhora. Com certeza esses resultados seriam muito melhores depois de alguns meses de treinamento.

Se quiser ler a pesquisa completa, acesse o site https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4564707/

E você? Tem acesso a uma máquina de Remo Indoor, seja na academia, no box ou em casa, mas não sabe que treino fazer? Acesse nosso site e saiba mais sobre o Programa de Treinamento Remo Fitness Online pelo link.

Assista também a entrevista que fizemos com a Inês e o Alírio.

Publicado por Remo Fitness

Olá, criamos o Remo Fitness para que as pessoas possam conhecer um pouco mais dessa atividade física que é o Remo Indoor. Nós somos: Fabiana Beltrame: "Fui atleta de remo por 19 anos e conquistei vários títulos inéditos para o Brasil. Em 2004, me tornei a primeira remadora brasileira a competir em Jogos Olímpicos em Atenas. Também competi nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e Londres 2012. Em 2011, me tornei a primeira campeã mundial de remo do Brasil, na Eslovênia. Também tenho 6 medalhas em Copas do Mundo, 2 medalhas em Pan Americanos e 9 títulos Sul americano. Júlio Soares: "Fui atleta de remo, me formei em educação física, entrei na preparação física no mesmo clube onde fui atleta, passei a técnico de clube em Florianópolis e no Rio de Janeiro, chegando a técnico da seleção brasileira de remo. Permaneci como Head Coach da Seleção até o ciclo olímpico 2016. E durante essa caminhada, fiz mestrado na Unicamp em Educação Física na área de ciências do desporto. Desenvolvi e experimentei diferentes formas de treinamento com Fabiana em clube e na seleção e com muitos outros atletas em alto rendimento."

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: