Competições de Remo Indoor no Brasil e no Mundo

Ter um objetivo é fundamental para você se manter motivado a seguir um Programa de Treinamento. Por isso, se você quer mais condicionamento físico, emagrecer ou quer mais saúde e qualidade de vida, treine focado nesses objetivos. Mas uma coisa pode turbinar ainda mais a sua motivação pra treinar que são as competições de Remo Indoor.

Hoje em dia, você não precisa ser um atleta profissional porque qualquer remador amador pode participar dessa competições de Remo Indoor. E muitas delas acontecem de forma online. O que facilita bastante, porque você não precisa se deslocar até o local da competição. Basta ter acesso à uma máquina de Remo Indoor.

Existem vários tipos de máquinas, mas a mais comum é a da marca americana Concept2. Elas são iguais no mundo todo e isso faz com que uma você aqui no Brasil, possa competir contra uma pessoa lá na Austrália, por exemplo. E por isso as competições e desafios online estão cada vez mais em alta. E eu vou falar um pouco sobre as principais.

Competições de remo indoor
Campeonato Mundial de Remo Indoor

Competições de Remo Indoor no Brasil

No Brasil, o Remo Indoor ainda é relativamente novo. Mas mas pessoas estão começando a descobrir essa atividade física e é por isso que temos poucas competições como estas aqui.

CabraRi

A Confederação Brasileira de Remo, de 2010 a 2017, realizava o CabraRi. O Campeonato Brasileiro de Remo Indoor. Uma competição presencial em que a maioria dos participantes eram atletas da modalidade olímpica. Mas aos poucos, alunos de academias e box de crossfit passaram a participar também. Tinha provas individuais de 500m, 1000m, 2000m e 5000m. E também provas por equipes, com revezamento 4 por 500 e 8 por 500. Infelizmente essa competição não existe mais, portanto esperamos que em breve a Confederação volte a realizá-la.

Desafio Remo Brasil

Em 2020, para motivar os remadores a treinar durante isolamento social causado pela pandemia, a Confederação Brasileira de Remo realizou o Desafio Remo Brasil. Qualquer praticante de Remo Indoor podia participar. Foram duas edições, uma em abril com provas individuais e outra em julho com provas por equipe.

Nesse ano será realizado o 3º Desafio Edição especial Row to Tokio, em comemoração aos Jogos Olímpicos. Da mesma forma que os outros, serão 5 provas realizadas semanalmente entre 9 de junho a 13 de julho. Para saber mais sobre futuros desafios, acesse o site na Confederação Brasileira de Remo.

Row to Win

Desde 2017, acontece o Competição de Remo Indoor, Row to Win. Um evento que até 2019 foi presencial, aberto para todos os praticantes de Remo Indoor. As provas eram realizadas em uma arena, normalmente num shopping em Santa Catarina. E as máquinas eram todas conectadas a um telão para que o público pudesse acompanhar as provas. É uma competição muito divertida e organizada que oferece até premiação para os recordistas.

Mas em 2020, em função da pandemia, o Row to Win foi online. Além disso se tornou o 1º Campeonato Sul Americano de Remo Indoor Virtual. Para provar a participação, o competidor tinha que enviar o vídeo inteiro da sua prova de 1000 metros e uma foto sua com o visor, mostrando o resultado. Para mais informações sobre futuras competições, acesse o site do Row to Win.

competições de remo indoor
Row to Win

Competições de Remo Indoor pelo Mundo

Existe uma quantidade muito grande de Competições de Remo Indoor no mundo inteiro, por isso vou focar nos eventos mais famosos e que são Online. Eles são mais acessíveis para todos que quiserem participar.

Desafio Online da Concept2

O ano todo, a Concept2 lança vários desafios, que são provas de diferentes distâncias. Qualquer um que tiver acesso a uma máquina Concept2 pode fazer. Você completa a prova e depois coloca seu resultado no site. Então você consegue ver a sua colocação geral ou por idade. Você também pode registrar algum treino que tenha feito. É muito legal porque você consegue se comparar com praticantes do mundo todo. Entra lá na página da Concept2 pra dar uma olhada. É bem interessante e já tem a programação de todos os desafios do ano. 

Indoor Rowers League

A Indoor Rowers League é uma competição individual de remo indoor. Ocorre ao longo de 8 rodadas (uma por mês) de setembro a abril. Com ênfase na participação em vez da competição. A inscrição é gratuita e você pode se informar melhor por esse Link.

Row Series

A Row Series é uma competição que dura quatro semanas. Um treino é lançado a cada segunda-feira, as 10 horas. Os competidores tem até o domingo às 22 horas para enviar seus resultados pelo site. A competição é dividida entre categoria peso-leve (mulheres abaixo de 65Kg e homens abaixo de 80Kg) e por idade. Acesse o site da competição para saber mais.

Row’d Royalty

Nesse mesmo formato, é a Row’d Royalty que acontece na segunda quinzena de janeiro. Depois das 4 semanas de competição, são coroados os reis e as rainhas. E até prêmios em dinheiro são concedidos aos três melhores homens e às 3 melhores mulheres da categoria principal e para os vencedores por categoria. Acesse o link para saber mais.

Crash-B

O Crash-B é a competição mais tradicional do Remo Indoor no Mundo. Acontece anualmente desde 1980 nos Estados Unidos. Atletas mundo inteiro participam. E durante muitos anos ela foi considerada o Campeonato Mundial de Remo Indoor. O prêmio para o vencedor é o tradicional martelo. Inclusive alguns brasileiros já ganharam. Mas no ano passado o evento foi virtual. O que deu a oportunidade de pessoas do mundo inteiro participar. A competição é numa única distância de 2000m e tem um vencedor pra cada categoria por idade. Se você quiser saber mais, entre no site.

competições de remo indoor
Crash B

Campeonato Mundial de Remo Indoor

Todo ano, a Federação Internacional de Remo, Fisa, organiza o Campeonato Mundial de Remo Indoor. Normalmente é uma competição presencial. Mas no ano de 2021 ela foi virtual em virtude da pandemia. Aberta para todos os praticantes de Remo Indoor.

A competição aconteceu em várias rodadas entre 23 e 27 de fevereiro. A rodada final foi um evento online ao vivo. E sempre na distância oficial da competição na água, que é de 2000m. Ela é dividida em categorias por idade. Então é uma ótima maneira de você se comparar com os melhores do mundo.

Competições de Remo Indoor
Campeonato Mundial de Remo Indoor Virtual

Essa competição online foi um sucesso, então decidiram fazer o Campeonato de 2022 de forma híbrida, isto é, será tanto presencial quanto online. E ela já tem data e local para acontecer. Será em Hamburgo, na Alemanha, dias 25 e 26 de fevereiro. Se quiser saber mais, acesse o site.

Estas são as principais Competições de Remo Indoor que você pode participar. Se você é novo no Remo Indoor e quiser saber como remar, acesse esse post, lá ensinamos passo a passo o movimento da remada.

E pra você que já conhece o Remo Indoor e gostaria de seguir um Programa de Treinamento, nós temos o Programa de Treinamento Remo Fitness Online. Com ele você terá treinos para fazer durante um ano, para os níveis iniciante, intermediário e avançado. Para saber mais acesse o link.

Publicado por Remo Fitness

Olá, criamos o Remo Fitness para que as pessoas possam conhecer um pouco mais dessa atividade física que é o Remo Indoor. Nós somos: Fabiana Beltrame: "Fui atleta de remo por 19 anos e conquistei vários títulos inéditos para o Brasil. Em 2004, me tornei a primeira remadora brasileira a competir em Jogos Olímpicos em Atenas. Também competi nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e Londres 2012. Em 2011, me tornei a primeira campeã mundial de remo do Brasil, na Eslovênia. Também tenho 6 medalhas em Copas do Mundo, 2 medalhas em Pan Americanos e 9 títulos Sul americano. Júlio Soares: "Fui atleta de remo, me formei em educação física, entrei na preparação física no mesmo clube onde fui atleta, passei a técnico de clube em Florianópolis e no Rio de Janeiro, chegando a técnico da seleção brasileira de remo. Permaneci como Head Coach da Seleção até o ciclo olímpico 2016. E durante essa caminhada, fiz mestrado na Unicamp em Educação Física na área de ciências do desporto. Desenvolvi e experimentei diferentes formas de treinamento com Fabiana em clube e na seleção e com muitos outros atletas em alto rendimento."

Um comentário em “Competições de Remo Indoor no Brasil e no Mundo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: