Benefícios do Remo Indoor para o corpo e a mente

Muitas pessoas já conhecem os benefícios do Remo Indoor. Mas a máquina de remo ou remoergômetro é um aparelho que simula o movimento do remo na água. Foi inventado para que os remadores da modalidade olímpica pudessem treinar mesmo durante o inverno, quando os rios e lagos congelam em alguns lugares e fica impossível de ir para a água. Durante muito tempo a máquina ficou limitada às garagens de remo do mundo inteiro. 

Mas atualmente, as pessoas comuns também começaram a perceber todos os benefícios do Remo Indoor. Então ela se popularizou ainda mais com o CrossFit, que tem o remo indoor como uma de suas modalidades. Hoje em dia está muito mais fácil encontrar um aparelho de remo seco na academia. E a variedade de marcas e valores é tão grande, que muitas pessoas estão adquirindo a máquina para treinar em casa.

Benefícios do Remo Indoor
Aparelho de Remo Seco, também chamado de Remo Indoor

Benefícios do Remo Indoor

O Remo é uma atividade que possui inúmeros benefícios e muitos deles você já conhece. Mas outros são pouco mencionados e podem fazer a diferença na hora de você escolher ou não começar a remar. Então vamos à eles.

1. Treine o corpo por inteiro

Esse é um dos benefícios do Remo Indoor você já deve ter ouvido muito. É um dos esportes mais completos que existem. Ele trabalha a maioria dos músculos do corpo: dos membros inferiores, como as coxas e glúteos. Dos membros superiores, braços, peitoral e costas. E o centro do corpo, abdômen e região lombar. Com apenas um aparelho e um movimento, você mexe o corpo todo.

2. Melhore seu condicionamento físico

Outro benefício do Remo Indoor que é muito conhecido, é o de melhorar o condicionamento físico. Portanto, é uma ótima modalidade pra quem quer ganhar mais resistência para as atividades do dia a dia. E também serve como complemento para outros esportes porque ele melhora o VO2 máximo e é ótimo para a saúde do coração. Não é à toa que tem muitos atletas de outras modalidades como lutadores de MMA, jogadores de rugby e corredores utilizando a máquina de remo para melhorar seu condicionamento.

3. Aumenta sua força

Com o treino correto, o Remo também ajuda no ganho de força de todos esses músculos que eu falei anteriormente, que também vai ajudar no seu dia a dia. E pra quem está buscando mais o lado estético, ele também proporciona a definição muscular. Seus músculos vão ficar bem tonificados. E se você já tem uma boa musculatura, o remo vai te ajudar a manter. 

4. Sem impacto

É uma modalidade praticamente sem impacto porque não gera sobrecarga nas articulações. O que faz com que possa ser praticada por pessoas de todas as idades, inclusive quem tem alguma lesão nas costas ou joelhos. Claro que com a liberação do médico. Esse é um dos benefícios mais importantes do Remo Indoor, principalmente quando comparamos com outras modalidades.

Mesmo nos treinos mais intensos, as chances de lesão são muito baixas. Tanto é que muitos corredores profissionais estão utilizando o remo seco para sua aptidão cardiovascular, sem adicionar impacto extra à sua semana de treino.

benefícios do remo indoor
O Remo Indoor é uma atividade para todas as idades

5. Ideal para todos os níveis de condicionamento

O praticante rema de acordo com o seu condicionamento físico. Isto é, uma pessoa que está começando do zero não vai conseguir fazer a mesma força e intensidade de uma pessoa que já pratica há mais tempo. É o próprio praticante que coloca a intensidade que consegue. À medida que vai melhorando, vai conseguindo aplicar mais força.

6. Queima muitas calorias

O Remo Indoor é uma atividade que envolve grande parte dos músculos e articulações do corpo. Treina resistências variadas e trabalha de forma mista tanto a parte aeróbica quanto anaeróbica, por isso pode queimar até 1000 Kcal por hora de treino e pode ser um aliado para quem está buscando o emagrecimento.

Lembrando que não existe receita mágica para emagrecer, o que emagrece é a combinação de dieta com treino. Se o remo indoor for utilizado da forma correta dentro de um programa de emagrecimento, é lógico que ele vai ser efetivo.

7. Melhora a coordenação motora

A princípio, remar pode parecer fácil e depois que você automatiza o movimento, realmente fica mais fácil. Mas por ter uma sequência correta de movimentos, você tem que estar sempre concentrado para fazer a sequência correta de pernas, tronco e braços. Se quiser saber um pouco mais acesse o nosso post: “Como Remar“.

8. Melhora a persistência

Alguns treinos de remo indoor podem ser bem intensos e a vontade de parar aparece às vezes. Mas a medida que você vai realizando os treinos e vendo a sua evolução, você percebe que a vontade de parar desaparece.

9. Acompanhe a sua evolução

Você consegue perceber a sua evolução quando está treinando remo indoor. Aquela competição interna, de você com você mesmo fica grande e você quer sempre fazer um pouco melhor do que fez no treino anterior. E com os números no visor, isso fica bem evidente. Você percebe treino a treino a sua melhora. 

Você acompanha sua evolução pelos número no visor

10. Trabalhe o corpo e a mente juntos

O remo não é uma atividade que você vai fazer de forma automática, você tem que aprender como remar, sentar na maneira correta, fazendo a sequência correta de movimentos, usando os músculos da forma correta. Então com isso, você aprende cada vez mais sobre o seu corpo, aumenta a amplitude dos movimentos, fortalece músculos que você nem sabia que existia e conecta o seu corpo e a sua mente para trabalharem juntos.

11. Melhore a sua flexibilidade

No início, algumas pessoas não conseguem fazer uma remada completa por falta de flexibilidade. E a medida que vão treinando o remo indoor, a amplitude do movimento vai aumentando resultando numa melhor flexibilidade.

12. Resultados mais rápidos

Como você mexe o corpo todo e é desafiado a cada treino, você vai sentir a melhora muito mais rápido do que se estivesse treinando na bicicleta ou na esteira.

13. O Remo Indoor é muito versátil

Então é só sentar na máquina e sair remando 20, 30 minutos? Até dá pra você fazer isso, mas ela vai acabar se tornando uma atividade maçante e você não vai conseguir extrair tudo o que a máquina pode oferecer. Mas você sabia que dá pra fazer uma variedade enorme de treinos na máquina? Isso mesmo, variando o tempo, a voga, que é o número de remadas por minuto que você dá, os intervalos, a intensidade, o fator de resistência, que é o peso que você pode puxar. Enfim, a combinação de todas essas variantes te dá inúmeras possibilidades de acordo com o objetivo de cada um.

Comece a remar!

Agora que você já sabe de todos os benefícios incríveis que o Remo Seco pode proporcionar, procure uma academia com esse aparelho e experimente!

Se você quiser se aprofundar na modalidade, nós temos o Programa de Treinamento Remo Fitness Online. Para saber mais, acesse o LINK.

Publicado por Remo Fitness

Olá, criamos o Remo Fitness para que as pessoas possam conhecer um pouco mais dessa atividade física que é o Remo Indoor. Nós somos: Fabiana Beltrame: "Fui atleta de remo por 19 anos e conquistei vários títulos inéditos para o Brasil. Em 2004, me tornei a primeira remadora brasileira a competir em Jogos Olímpicos em Atenas. Também competi nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e Londres 2012. Em 2011, me tornei a primeira campeã mundial de remo do Brasil, na Eslovênia. Também tenho 6 medalhas em Copas do Mundo, 2 medalhas em Pan Americanos e 9 títulos Sul americano. Júlio Soares: "Fui atleta de remo, me formei em educação física, entrei na preparação física no mesmo clube onde fui atleta, passei a técnico de clube em Florianópolis e no Rio de Janeiro, chegando a técnico da seleção brasileira de remo. Permaneci como Head Coach da Seleção até o ciclo olímpico 2016. E durante essa caminhada, fiz mestrado na Unicamp em Educação Física na área de ciências do desporto. Desenvolvi e experimentei diferentes formas de treinamento com Fabiana em clube e na seleção e com muitos outros atletas em alto rendimento."

2 comentários em “Benefícios do Remo Indoor para o corpo e a mente

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: